Asana do mês - Virabhadrasana
Naturalmente conhecido como a postura do guerreiro, o Virabhadrasana (nas suas três variantes) enaltece o “guerreiro espiritual” que, com audácia e coragem, luta contra o inimigo universal: avidya ou a ignorância existencial. Este conjunto de posturas aquece o corpo, fortalece os ombros, tonifica as pernas e liberta tensão nas ancas.
Procure perceber o que está a alongar em Virabhadrasana I:
- Comece em Tadasana (Postura da Montanha). Inspire. Na expiração, afaste as pernas e os braços. Os pés devem estar paralelos e afastados entre si aproximadamente, os braços alongados ao nível dos ombros com as palmas das mãos viradas para baixo. Está em Utthita Hasta Padasana.
- Vire as palmas das mãos para cima. Inspire e suba os braços por cima da cabeça, com os cotovelos esticados e as palmas das mãos voltadas uma para a outra.
- Vire a perna e o pé esquerdos para dentro cerca de 60 graus e a perna e o pé direitos 90 graus para a direita. Mantenha os braços esticados e o peito subido.
- Expire e flicta a perna direita até a canela estar perpendicular e a coxa paralela ao chão. Mantenha o joelho alinhado com o tornozelo. Alongue a perna esquerda, mantendo-a esticada e com o calcanhar a empurrar para baixo. Alongue o tronco para cima, sem perturbar a posição das pernas, e olhe para as mãos. Faça entre 3 e 5 respirações aqui. Inverta os passos para regressar a Utthita Hasta Padasana e repita para o outro lado.
A consciência difunde-se harmoniosamente em Virabhadrasana II:
- De Tadasana, passe para Utthita Hasta Padasana (conforme as explicações mencionadas em cima). Vire o pé esquerdo ligeiramente para dentro e a perna e pé direitos 90 graus para a direita. Mantenha os braços esticados. Olhe em frente e abra o peito.
- Expire e flicta a perna direita até a canela ficar perpendicular e a coxa paralela ao solo. Certifique-se de que o joelho flectido está alinhado com o tornozelo e mantenha o tronco a subir verticalmente. Vire a cabeça para a direita e olhe para a mão. Mantenha durante 3 a 5 respirações. Inspire e estique a perna direita, avance a cabeça e o pé para Utthita Hasta Padasana e repita para o outro lado. Termine em Tadasana.
Vai ficar surpreendido com a força de Virabhadrasana III:
- Comece em Virabhadrasana I com a perna direita flectida e o tronco voltado para a frente.
- Expire e estique o tronco sobre a perna direita, pousando o peito na coxa. Alongue o tronco e os braços para a frente.
- Expire, suba a perna esquerda e estique a direita. Mantenha o nível das ancas e do peito, perna direita e braços paralelos ao solo. Olhe na direcção do chão. Mantenha esta firmeza durante 3 e 5 respirações harmoniosas. Lentamente expire, flicta a perna direita e baixe a esquerda para Virabhadrasana I. Estique a perna, passe para Utthita Hasta Padasana e repita para o outro lado. Termine em Tadanasa.
Texto: "BKS Iyengar Yoga Wisdom and Practice" (Dorling Kindersley, 2009) | Fotografia: Teresa Melo